sexta-feira, 17 de abril de 2009

Governo amplia lista de materiais de construção com imposto reduzido

Para estimular as vendas, o Ministério da Fazenda ampliou a lista de materiais de construção que terão isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos próximos três meses. A nova lista inclui mais seis tipos de produtos, entre eles impermeabilizantes, revestimentos cerâmicos, cadeados e registros de gaveta. A isenção vale até 16 de julho.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Veja as medidas já anunciadas no Brasil

O pedido para inclusão de mais produtos na lista havia sido feito na semana passada pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). A associação fez outros pedidos que não foram atendidos pelo governo, como a isenção para pregos e pisos laminados.

Outra reivindicação era a extensão do prazo de isenção para o período de pelo menos um ano, o que ainda não foi atendido, embora o governo não tenha descartado nenhuma prorrogação, como já foi feito no caso do IPI para veículos.

Há duas semanas, o governo anunciou isenção de IPI para a compra de cerca de 20 grupos de produtos, entre eles, cimentos, tintas, vernizes, banheiras, boxes para chuveiros, pias e lavatórios de plástico.

Outros materiais tiveram apenas redução do imposto, como disjuntores e aditivos preparados para cimentos, argamassas ou concretos.

Fonte: Folha Online